Porque investir em Estação Total?

11 de setembro de 2024
Autores: Éder Lêdo, Fernanda Helena, Iderlan Alves e Raí Rebouças

O avanço tecnológico da Microeletrônica e da Informática modernizaram nossa sociedade em diversas áreas. A topografia saiu do empirismo e passou a ter uma base legítima na ciência graças a isto, além de contar com o desenvolvimento da Física e Matemática. A modernização dos equipamentos seguiu está evolução. O eletrônico substituiu o mecânico.

As Estações Totais são produtos desta evolução, são ferramentas capazes de otimizar processos, garantindo qualidade, agilidade e precisão ao trabalho. Muitos profissionais ainda têm insegurança sobre as Estações Totais, assim, neste artigo você saberá o porquê de investir neste equipamento, suas principais características, aplicações e vantagens.

O surgimento do primeiro medidor eletrônico de distância acelerou o processo evolutivo dos equipamentos topográficos. O processo simples e preciso de medir a partir de um equipamento eletrônico ganhou espaço no mercado na década de 1950, e rapidamente foram substituídos por outros mais evoluídos. Os distanciômetros eletrônicos deram o pontapé inicial para a criação das Estações Totais Eletrônicas.

Estação Total ou Taqueômetro é um instrumento eletrônico utilizado na medida de ângulos e distâncias. A Estação é a junção do Teodolito Eletrônico digital com o Distanciômetro Eletrônico, montados num só bloco, equipado com coletores de dados, dispensando as tradicionais cadernetas de campo.

Princípio de funcionamento

As Estações fazem medições de ângulos e de distâncias lineares. São equipamentos capazes de realizar medidas planimétricas e altimétricas de uma superfície com bastante precisão. Existem modelos com precisão angular de até 5” e precisão linear de 0,8 mm +1ppm, tornando o seu uso perfeito para monitoramento de estruturas e outras operações com alto grau de acurácia.

A leitura ocorre através de scanner eletro-óptico de extrema precisão atado em discos de vidro rotativos dentro do instrumento. Algumas usam um prisma de vidro como refletor para o sinal, podendo medir distâncias quilométricas. O prisma é um bastão metálico e é colocado sobre o ponto onde se quer medir.

Créditos imagem: GTA Levantamentos

O instrumento gera um feixe de laser que é refletido pelo prisma e retorna para o equipamento, para isso não devem haver obstáculos entre a Estação e o Prisma. A partir do tempo de resposta e o ângulo de rotação da luneta o computador interno calcula os parâmetros métricos e angulares.

Créditos imagem: GTA Levantamentos

Com o auxílio de trigonometria, os ângulos verticais e horizontais e distâncias lineares podem ser usados para calcular as coordenadas (X, Y e Z) dos pontos coletados, ou a posição do instrumento com relação a pontos conhecidos. As medições são feitas e armazenadas automaticamente na memória do equipamento.

As Estações Totais sempre estão se modernizando e assim novas tecnologias são agregadas a novos modelos. Existem também Estações com tecnologia de Robótica, de Imageamento e Escaneamento.

Principais vantagens

Os avanços tecnológicos instrumentais impactaram também nas equipes de campo, de modo que as equipes foram reduzidas e o trabalho topográfico se tornou menos oneroso, mais confiáveis e precisos. As Estações Totais apresentam melhor custo benefício do que outros equipamentos.

A redução de custos operacionais é produto da performance do equipamento. A precisão e agilidade do equipamento possibilita aumentar a quantidade de serviço sem afetar a qualidade do produtor. A Estação pode ser utilizada em diversos ambientes, preparada para lidar com qualquer nível de inclinação.

Os modelos mais modernos são projetados para facilitar o seu manuseio com operação mais simples e rápida. O processamento de dados é mais rápido quando comparado com outros métodos de aquisição de dados, como receptores GNSS em modelos estatísticos.

Principais cuidados

Por se tratar de um equipamento de alta precisão, a Estação deve passar por manutenção e calibragem periódicas, sempre seguido as recomendações do fabricante. Em nosso artigo “Qual a importância da manutenção de equipamentos topográficos?” abordamos de forma clara os aspectos técnicos da manutenção de equipamentos.

Assim como qualquer equipamento eletrônico, a Estação Total necessita de alguns cuidados no transporte, instalação e operação.

Transportar o equipamento dentro da sua própria caixa, evitando pancadas e grandes vibrações durante o transporte;

Evitar quedas e pancadas durante a operação. Exposição a chuvas e altas temperaturas também podem danificar a Estação;

Nivelar o equipamento em campo para evita erros de leitura. Algumas estações mais modernas possuem nivelamento digital, onde verifica-se a situação do nivelamento pelo visor do equipamento;
Conferir a conservação dos acessórios da Estação como Prisma e Bastão, e durante a leitura verificar o nivelamento;

Preservar a saúde das baterias do equipamento, seguir sempre as recomendações do fabricante. Em campo, levar baterias reservas para evitar surpresas durante o levantamento;

Armazenar de forma segura dentro da caixa do fabricante é o ideal, isso protegerá o equipamento contra fatores ambientais como temperatura e umidade.

Apesar de ser bastante vantajosa a aquisição de uma Estação Total, o profissional deve buscar o modelo que mais se adequa a sua necessidade. O preço final pode variar conforme a marca e modelos. Os principais fabricantes de Estação Total são a Leica, Trimble, Topcon, Nikon, Pentax, Sokicha, Zeiss.

Fatores que influenciam no preço final da Estação:

Escolha entre dispositivos com ou sem leitura de Prisma. Lembrando que a diferença está na forma de medir os pontos e a precisão dos dados, Estação sem Prisma faz leituras mais rápidas em pontos inacessíveis, já Estação com Prisma traz mais precisão as leituras.

Adquirir pacotes de suporte técnico. É uma ótima opção para evitar dores de cabeças futuras, principalmente se você não domina o equipamento.

Antes de adquirir faça pesquisas de mercado e pesquise preços de Estações das principais marcas. O valor pode variar bastante, em média custa R$ 12.000,00. Outra opção é alugar equipamentos com empresas especializadas em Locação e Manutenção, caso você fora usar por um período curto.

O Grupo Transitar oferece serviços de Locação e Assistência técnica especializada em equipamentos topográficos com ótima infraestrutura e técnicos altamente capacitados, além de realizar treinados de operação de diversos equipamentos topográficos como: Estações Totais, Teodolitos Eletrônicos e Mecânicos, Receptores GNSS/RTK, Níveis Óticos, Níveis a laser e Drones, além de acessórios como bastões, baterias e carregadores.

Fonte:
Santiago & Cintra
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Schwab Soluções Topográficas