A importância do Sensoriamento Remoto na atualidade

11 de setembro de 2024
O Sensoriamento Remoto (SR) nos permite uma análise de dados referentes a um alvo sem contato direto com esse, por meio de recursos ópticos-eletrônicos. As ferramentas que empregam o Sensoriamento Remoto facilitam o levantamento de dados em áreas de difícil acesso, e colaboram com o acompanhamento dos processos dinâmicos da natureza.

Existe uma série de vantagens que tornam essa técnica de extrema importância principalmente no contexto atual da sociedade, pois esta pode evidenciar dados geográficos e históricos relativos à espaços naturais e sociais. Além disso, atualmente temos a discussão da preservação do meio ambiente como pauta mundial em diversos eventos educacionais e políticos no entorno do globo, e o Sensoriamento Remoto é muito utilizado no monitoramento e análise do recursos naturais.

Entre as áreas de maior relevância em que o SR pode atuar, temos:

Sensoriamento Remoto na Agricultura

Uma das principais práticas do SR está associada ao seu uso na Agricultura, visto que essa tecnologia possui um grande potencial, pois por meio dos sensores e sistemas integrados é possível obter diversas informações como: estimativa da área plantada, saúde das plantas e culturas, detecção de pragas na plantação e observação do processo produtivo, contagem de plantas, análise de cobertura do solo, etc.

O Sensoriamento Remoto é uma das principais ferramentas da agricultura de precisão pois essa forma de monitorar a produção agrícola tem proporcionado resultados de produtividade jamais atingidos e permitido redução de diversos custos de operação.

Mapeamento de Riscos

O SR pode ser utilizado na análise e monitoramento de áreas de risco, possibilitando o controle de furacões, erosões e inundações por meio de imagens de satélite e técnicas de geoprocessamento, assim como também pode-se realizar o monitoramento meteorológico da terra e acompanhar os eventos naturais. Por meio de imagens aéreas também é possível avaliar os impactos dos desastres naturais e permitir estratégias para prevenção, combate e também no resgate. Por exemplo, drones com câmeras multiespectrais podem identificar pontos de calor em zonas de desmoronamento e indicar onde existem sobreviventes.

Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS)

O sistema de posicionamento global, comumente mais conhecido como GPS, foi desenvolvido em 1960. Este permite que qualquer pessoa/ferramenta equipada com um receptor GNSS possa identificar as coordenadas em que está posicionada na superfície terrestre e por meio disso, consiga se localizar. Essa ferramenta está presente nos smarthphones, veículos, notebooks e drones, sendo utilizada diariamente por quase toda população do globo terrestre. Entre outras aplicações podemos citar: locação de obras, Georreferenciamento, levantamento topográfico, aviação, controle de frotas, banco de dados e de cadastros e agricultura de precisão.

Aplicações Marítimas

Monitoramento da circulação do ar no oceano, medição da temperatura das águas e altura das ondas, assim como de eventos extremos. Os dados obtidos por meio do SR auxiliam a gestão dos recursos marítimos, ademais muitas ferramentas do Sensoriamento Remoto são utilizadas para acompanhar e identificar o comportamento de animais aquáticos.

Monitoramento e Distribuições das Áreas Florestais

Para as áreas florestais o Sensoriamento Remoto pode ser utilizado na análise de dados referentes a distribuição das áreas florestais, no avanço de atividades de desflorestamento, para cálculo de volumes, identificação de espécies etc.

Recursos naturais

Considerando o quão relevante o tema de preservação ambiental se tornou nos últimos anos, principalmente no meio político mundial, temos o Sensoriamento Remoto como uma ferramenta fundamental para a tomada de decisões do manejo e gestão dos recursos naturais.

No Brasil, por exemplo possui um Sistema de Monitoramento de Áreas Florestais que são baseados em SR, utilizando informações coletadas via Satélite. É possível analisar e monitorar os recursos hídricos, calcular/estimar parâmetros físicos e químicos do solo e água, determinar as características climáticas de uma região, identificar pontos críticos de áreas antropizadas, determinar o relevo da região, observar o comportamento da fauna de uma região de interesse, entre muitas outras aplicações.

Áreas Urbanas

Para análise de crescimento urbano, o uso de técnicas como a do SR surge como uma alternativa viável e eficiente para analisar o processo de crescimento urbano, pois permite que com a aquisição de imagens aéreas, possa-se avaliar o avanço das atividades humanas. Além disso, o Sensoriamento Remoto é utilizado em ferramentas como Lasers Scanner, Aparelhos de sondagem, Medidores Eletrônicos de Distância (MED) e drones que são muito aplicadas na engenheira civil.

O Sensoriamento Remoto possibilita estudos urbanísticos tais como planejamento urbano, de infraestrutura, classificação do uso e cobertura do solo, densidade populacional, etc.

No universo da engenharia

Gestão e licenciamento ambiental, regularização fundiária, gerenciamento ambiental de obras, inspeção de obras, locação de obras, monitoramento e manutenção de energias renováveis, georreferenciamento, levantamentos topográficos, medição de profundidades em recursos hídricos, medição de ângulos e distâncias, desenvolvimento de carros autônomos, cálculo de volumes, inventário florestal, monitoramento de uso e ocupação do solo, entre muitas outras são as aplicações diretas da técnica do Sensoriamento Remoto em engenharias.

Aplicações militares

Como a grande maioria das tecnologias, o Sensoriamento Remoto desenvolveu-se também em ambiente militar. Essa técnica foi a base para criação de drones, no desenvolvimento dos satélites, na criação do sistema GNSS, na geração de variados tipos de radares e aparelhos de sondagem. Essas ferramentas são utilizadas tanto no monitoramento, para espionagem de inimigos, para proteção dos cidadãos.

O Sensoriamento Remoto é uma técnica presente diariamente na vida da maioria dos seres humanos na atualidade. E sendo assim, esse conteúdo é um daqueles de alta relevância, que as pessoas deveriam conhecer ou aprender um dia.

Gostou do artigo?

Temos mais conteúdo para você em nosso Canal Vida de Topógrafo.

Introdução ao Sensoriamento Remoto

https://www.youtube.com/embed/jp2yhJdKT_o